Resenha | O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaiman | Book Bus


Olá, como estão?

Hoje venho trazer para vocês a resenha desse livro maravilhoso do Neil Gaiman.


Ficha Técnica:
Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 205
Ano: 2013
Editora: Intrínseca

Sinopse:
"As pessoas pensam que sonhos não são reais apenas porque não são feitos de matéria, de partículas. Sonhos são reais, mas eles são feitos de pontos de vista, de imagens, de memórias e trocadilhos, e de esperanças perdidas." - Neil Gaiman

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.

 

– Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.” p.129 
 
Quando comecei a ler O Oceano no Fim do Caminho não estava preparada para a fantástica história em que iria mergulhar, em meio a uma trama envolvente e misteriosa somos convidados a recordar com o personagem principal suas aventuras da infância, porém como tudo que tentamos recordar esse período as lembranças podem parecer confusas e fantasiosas.

O livro inicia com o personagem principal (já adulto) fugindo de um velório, quando ele se dá conta está diante da antiga casa onde viveu durante a infância, mas ao não encontrar o consolo esperado ele segue pelo caminho até a casa de fazenda das improváveis Hempstock e ali diante do Oceano de Lettie, um lugar mágico e atemporal que as lembranças adormecidas pelos anos finalmente despertam. A partir daí você mergulha nas memórias de um garoto de sete anos e redescobre o mundo através desse olhar de inocência que só é possível nos primeiros anos de vida.

As lembranças de quarenta anos antes são surpreendentemente tenebrosas, eventos incompreensíveis e assustadoras têm início após o suicídio de um homem e ao mesmo tempo em que tenta compreender o que se passa o personagem conhece Lettie Hempstock, que com onze anos de idade parece compreender muito mais do mundo e das coisas estranhas que estão acontecendo, mas que também mostra toda a pureza que uma amizade infantil poderia ter.

Nesse livro Neil Gaiman com uma narrativa envolvente e sua escrita fluida consegue atiçar a curiosidade de seus leitores, você se vê tentando desvendar os eventos inexplicáveis, assim como desvendar as acolhedoras Hempstock que são tão misteriosas quanto tudo mais na trama, também tem o curioso fato do personagem principal não ter seu nome mencionado durante o decorrer da história, fato que o torna mais autêntico. Apesar de toda a fantasia presente no livro os personagens são tão bem construídos a ponto de parecerem reais, seus medos, temores e esperanças e toda a complexidade de sentimentos estão ali quase palpáveis no decorrer do livro, como se indo até Sussex pudéssemos cruzar com qualquer um deles na rua.

O Oceano no Fim do Caminho é uma bela história sobre amizade e sobre como a infância pode ser repleta de aventuras, mistérios e magia e tão arrebatadora que ao terminar o livro você pode compartilhar o mesmo sentimento de confusão que o personagem apresenta, assim como a sensação de ter vivido uma história fantástica.

Espero que tenham gostado! Bjos :D


Sigam o Book Bus:
Canal do Youtube | Book Bus

Página do Face | Book Bus
Twitter | Book Bus
Instagram | Book Bus

2 comentários:

  1. O livro parece ser muito bom, tenho bastante vontade de ler!

    Amei sua resenha, beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nazare!

      Obrigada!! :)
      O livro é muito bom mesmo, e acho que um dos meus preferidos!
      Espero que você leia e goste!

      Beijosz!

      Excluir